• secretariado@liderancacolaborativa.pt
  • +351 21 585 53 09

Em que acreditamos?

Acreditamos que num mundo cada vez mais conectado e interdependente, colaborar é a única resposta eficaz!

Porque é que a complexidade tem vindo a aumentar?


ÚLTIMA HORA!

As notícias
as sociedades estão a ficar cada vez mais complexas.

As más notícias
a resposta linear convencional não está a resultar.

As boas notícias
sabemos como podemos ter mais resultados – colaborando eficazmente!

Internet

Internet

Rede conectiva permanente e tendencialmente universal aumentou exponencialmente o número de intervenientes e de interações diferentes e imprevisíveis.

Informação

Informação

Através da digitalização, a produção, acesso e capacidade de armazenamento de informação aumentou exponencialmente, o que impossibilita a detenção de 100% do conhecimento de um dado problema ou sistema. 

Globalização

Globalização

O achatamento mundial provocou uma diluição de fronteiras entre o nacional e o global, com a afirmação da interdependência a uma escala nunca antes vista. “O bater de asas de uma borboleta pode provocar um tufão no outro lado do mundo.”

Mobilidade humana

Mobilidade humana

Afirmação de sociedades multiculturais, com uma grande diversidade étnica e religiosa introduz variáveis de maior complexidade num dado sistema social.

Como se reconhece uma sociedade complexa?

Como se reconhece uma sociedade complexa?

Os sistemas complexos são:
Não têm um número definido de agentes no sistema.

Que tipos de problemas existem?

"Procura-se resolver problemas complexos usando o raciocínio, as ferramentas e o método usado para problemas lineares. Quando não se compreende a diferença de natureza dos problemas, o sofrimento das organizações aumenta."

Marques, 2017

A resposta convencional

A resposta convencional

Atualmente, a resposta predominante tende a seguir os mesmos princípios para qualquer tipo de problema: um processo sequencial e ordenado.

Partindo do problema para a solução, começa por entender o problema, através da recolha e análise de informação, e em seguida formula e implementa a solução, ignorando a imprevisibilidade e a dimensão circular das causas e efeitos das realidades complexas.

O que acontece quando respondemos à complexidade com soluções lineares?
  • Ameaça
Algo de grande valor está ameaçado no seio da comunidade. Há muitas partes interessadas envolvidas.
  • Sem progresso
Nenhum ou pouco progresso, apesar dos esforços significativos, as tentativas de melhoria não funcionam. As soluções existentes são ad hoc, incompatíveis e ineficazes.
  • Paralisia social
Não há acordo sobre a definição do problema, sobre as causas, ou sobre as estratégias de solução.
  • Resistência ativa
Múltiplas partes interessadas têm os meios políticos e sociais para bloquear ações que não suportem a sua agenda. Gera-se desconfiança e ressentimento entre eles.
  • Sentimentos negativos
Frustração, sensação de bloqueio, confusão, discórdia, conflito, controvérsia, desconfiança, ressentimento.

“Pelo contrário, o sofrimento das organizações é atenuado não tanto pela resolução (tendencialmente impossível) dos problemas complexos, mas pela consciência de que se está perante um novo tipo de problema que não pode ser resolvido pelos métodos tradicionais.”

Marques, 2017

A colaboração surge como resposta à complexidade!

O que significa colaboração?  

“O processo pelo qual as partes interessadas, que até podem ver os problemas de perspetivas diferentes, partem das suas diferenças e procuram soluções construtivas e mutuamente benéficas, que de outra forma não poderiam se encontradas. Daqui podem resultar melhores impactos, a partir de uma análise mais abrangente dos temas e das oportunidades.”

Barbara Gray, 1989