• secretariado@liderancacolaborativa.pt
  • +351 21 585 53 09

Quem somos?

Academia de Liderança Colaborativa

A Academia de Liderança Colaborativa é um espaço de aprendizagem sobre colaboração onde se desenvolvem as competências de lideres colaborativos, promotores de transformação sistémica nos contextos complexos em que servem.

Equipa

Rui Marques

Rui Marques

56 anos. Empreendedor, gestor e ativista social. Atualmente dirige o Instituto P. António Vieira (IPAV). Ao longo da sua vida esteve envolvido quer em organizações da sociedade civil, em temáticas como a autodeterminação de Timor-Leste (Lusitânia-Expresso e Associação 12 de Novembro), a integração de pessoas sem-abrigo (CAIS) e o acolhimento e integração de refugiados (Plataforma de Apoio aos Refugiados), quer em funções públicas (Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e coordenador nacional do Programa Escolhas) ou ainda em atividades empresariais (como a Forum Estudante ou a Forum Multimédia). Rui Marques é desde 2010, o Coordenador Executivo do projeto Academia de Líderes Ubuntu, que visa promover e restaurar a dignidade humana em contextos em que esta se encontra diminuída ou ferida, através do empoderamento para uma liderança servidora. Rui Marques é também o Coordenador do Fórum Govint, que é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que estuda, reflete e age sobre problemas complexos, promovendo modelos de governação integrada para uma maior eficácia e eficiência. Fez estudos em Medicina, Ciências da Comunicação e Sociologia Económica e das Organizações, sendo que hoje se foca na temática dos problemas sociais complexos e de modelos de governação integrada.
Mariana Sá Couto

Mariana Sá Couto

Licenciada em Economia, usa o seu conhecimento ao serviço da área social, onde se especializou em Cooperação para o Desenvolvimento. Tendo passado pela área da empregabilidade, pôde viver de perto o problema social complexo que é o desemprego, tão bem como compreender a complexidade da pobreza em Cabo Verde e Timor-Leste, o que a fez despertar para os temas do Forum GovInt. Hoje assume funções de técnica de projeto, onde através da promoção da colaboração em diferentes contextos, se procura mitigar os impactos dos problemas sociais identificados. Interessa-se pela compreensão da realidade complexa, multidimensional e interdependente, e pelo papel que a colaboração pode ter nos tempos que vivemos.
Afonso Nogueira

Afonso Nogueira

Licenciado em Arte e Multimédia e Mestre em Gestão do Desporto, especializando-se na área de comunicação organizacional, tem um percurso na gestão de projetos de desenvolvimento comunitário através da educação, cultura e desporto. O trabalho em rede tem sido experienciado em inúmeros projetos como o Mexe Comigo e BipZip da CMLisboa, Programa Escolas do Alto Comissariado para as Migrações, e Academias Gulbenkian do Conhecimento. Trabalho enquanto diretor de desenvolvimento regional da Federação Portuguesa de Rugby. É Dirigente Associativo, voluntário em inúmeros projetos na Alta de Lisboa, e ocupa os tempos livres como treinador, árbitro e formador de Rugby. Assume atualmente a gestão de vários projetos do Forum GovInt / Academia de Liderança Colaborativa. Interessa-se pela educação para a interdependência enquanto alavanca do desenvolvimento global e local. Acredita na comunicação e participação enquanto fatores de sucesso para a promoção de redes e líderes colaborativos preparados para lidar com problemas complexos atuais e futuros.
Nuno Ramos

Nuno Ramos

É um entusiasta da colaboração, dos valores da justiça social e restaurativa, e da restituição da voz aos cidadãos para que estes vivam em comunidades vivas e participadas. É psicólogo com formação clínica pelo ISPA e doutorado em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL, onde desenvolveu um programa de formação de mediadores de conflitos para a intervenção sensível em contextos de diversidade individual e cultural, tendo colaborado como docente convidado no Mestrado de Psicologia de Relações Interculturais. Tem larga experiência como consultor para a gestão em ciência e tecnologia no contexto universitário, e como mediador de conflitos nos contextos familiar, comunitário e, comercial. É formador nestas áreas de mediação de conflitos, bem como nas áreas de comunicação e competência intercultural, trabalho de equipa e gestão da mudança. Atualmente aporta toda a sua experiência na gestão de projetos e formação na Academia de Liderança Colaborativa.
Carmo Pupo

Carmo Pupo

Licenciada em Arquitetura, tem procurado promover a cultura colaborativa no desenvolvimento de projetos, sejam estes na sua área de formação, ou nas áreas do desenvolvimento comunitário e da formação de voluntários. Mais recentemente, continua a desenvolver esse trabalho no âmbito dos projetos do Fórum GovInt, através de assistência técnica e na gestão e organização de conteúdos da Academia de Liderança Colaborativa.
Sofia Sateila

Sofia Sateila

Recém-graduada em Psicologia do Bem-Estar e Promoção da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa e estudante de ciências sociais e do desenvolvimento, procura contribuir, acima de tudo, para a criação de estruturas sociais que permitam que a beleza da vida de cada ser humano seja sempre salvaguardada. Tem participado em vários projetos sociais e humanitários tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte através de iniciativas locais e/ou promovidas por ONGs, cujos objetivos têm englobado a promoção da dignidade humana e fortalecimento de comunidades colaborativas em contextos e entre populações-alvo mais carenciados.
Desempenha funções de psicóloga júnior na Academia de Liderança Colaborativa e na Academia de Líderes Ubuntu, contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos formativos, bem como para a implementação de vários projetos.
Joana Silva

Joana Silva

Licenciada em Antropologia, com uma especialização em Estudos de Desenvolvimento (mestrado) pelo ISCTE, tem um percurso em gestão de projetos em áreas distintas, nomeadamente, em estudos de mercado e em educação para o desenvolvimento. É também doutoranda em Políticas Públicas, procurando compreender o papel desta área na resolução de problemas complexos. Através de uma constante busca por um conhecimento multidisciplinar, pretende contribuir para a promoção da cultura colaborativa em diversos contextos. Acredita na construção de um mundo equitativo, onde cada um tenha a liberdade de "ser" e a oportunidade de viver dignamente. Tem participado em projetos de voluntariado, tanto a nível nacional como internacional, nas áreas de desenvolvimento comunitário, interculturalidade e sustentabilidade. Atualmente desempenha funções de gestão de projetos, de produção de conteúdos e elaboração de candidaturas na Academia de Liderança Colaborativa.
Leonor Nestor

Leonor Nestor

Licenciada em Línguas Aplicadas às Relações Empresariais, com especialização em Comunicação Empresarial e com o propósito de conjugar as suas duas paixões: comunicação e serviço ao outro. Ao longo do seu percurso, tem vindo a participar em projetos sociais e humanitários, onde pôde, por exemplo, vivenciar e compreender as problemáticas e o contexto social de Angola, cooperando para o desenvolvimento de comunidades locais através do empreendedorismo e da capacitação da população. Mais recentemente, é voluntária ao serviço da integração de famílias refugiadas em Portugal, onde experiencia a complexidade da imigração, procurando minimizar os efeitos desse problema. Hoje desempenha funções de gestão de projetos e de comunicação na Academia de Liderança Colaborativa.